Partilhar

Nos dias 20 e 21 de outubro surge a oportunidade perfeita para os amantes e curiosos do mundo do vinho, com sede de saber mais, aprenderem com um dos principais especialistas nacionais deste setor

Lisboa, 8 de outubro – É já nos dias 20 e 21 de outubro que o hotel Verride Palácio Santa Catarina promove o primeiro curso de vinhos ministrado por João Paulo Martins que, com toda a sua experiência no setor e reconhecido trabalho na crítica de vinhos, irá fazer uma primeira abordagem ao mundo dos vinhos. Para um máximo de 15 participantes, o curso irá decorrer no Jardim de Inverno deste icónico palácio do século XVIII situado no coração de Lisboa, das 18h00 às 20h30 no dia 20, e das 18h às 20h seguido de jantar (opcional), no dia seguinte, em que será servido um Porto da coleção privada de João Paulo Martins.

“Podemos viajar pelo país através do vinho mas será bem no coração de Lisboa que vou ter a oportunidade de partilhar conceitos, temas e histórias sobre o vinho.” – afirma João Paulo Martins, reconhecido cronista do Expresso, crítico de vinhos e autor do seu prestigiado Guia de Vinhos.

Numa fase inicial, destinada a todos os apaixonados por este produto que é um dos orgulhos nacionais, e tão apreciado por muitos, será feita uma breve caracterização do país, dos solos e dos diferentes climas e castas. De seguida, um olhar sobre a vinha e todo o percurso até a uva entrar na adega precede a explicação sobre o processo de vinificação do vinho branco. E sendo este o tema principal do primeiro dia, há que aprender a prová-los. Vinhos brancos, novos, velhos, com e sem madeira numa prova realizada com cerca de oito vinhos. No segundo dia, chega a vez dos tintos subirem ao palco. A sua vinificação, as suas partculariedades regionais e as diversas técnicas de prova serão os temas apresentados antes da prova de vinhos de castas de diferentes regiões. Aqui, oito a dez vinhos novos e velhos estarão a prova para alimentar a conversa que promete ser animada.

“Acreditamos ser um palco por excelência para o que de melhor existe em Portugal pelo que decidimos apostar nesta formação vínica, ou não fossem os vinhos nacionais um dos produtos de excelência….” – refere João Silva, hotel manager do Verride Palácio Santa Catarina.

E porque o vinho e a gastronomia caminham lado a lado, sobretudo num país com uma cozinha riquíssima como a nossa, no segundo dia o Suba, restaurante do hotel, propõe terminar com um jantar. Um menu de degustação do chef Fábio Alves com três pratos, e pairing de vinhos – em que será servido um vinho topo de gama -, é a forma perfeita de terminar o curso, fazendo um brinde ao vinho português!

A participação no curso tem um valor de 100€ por pessoa, com jantar, e de 70€ sem experiência gastronómica. Em ambos os casos será oferecido um certificado de participação.

Inscrições:

Contactos – info@verridesc.pt ou 211 573 055

Condições:

Pagamento deverá ser efectuado no acto da inscrição, e está disponível por transferência bancária ou MBWay
Prazo de inscrição até 5 dias antes da data do curso
Cancelamento: até 48h antes do início do curso